Leituras de 5 de Agosto de 2012

XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM


LEITURA I Ex 16, 2-4.12-15

Leitura do Livro do Êxodo

Naqueles dias, toda a comunidade dos filhos de Israel começou a murmurar no deserto contra Moisés e Aarão. Disseram-lhes os filhos de Israel: «Antes tivéssemos morrido às mãos do Senhor na terra do Egipto, quando estávamos sentados ao pé das panelas de carne e comíamos pão até nos saciarmos. Trouxestes-nos a este deserto, para deixar morrer à fome toda esta multidão». Então o Senhor disse a Moisés: «Vou fazer que chova para vós pão do céu. O povo sairá para apanhar a quantidade necessária para cada dia. Vou assim pô-lo à prova, para ver se segue ou não a minha lei. Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel. Vai dizer-lhes: ‘Ao cair da noite comereis carne e de manhã saciar-vos-eis de pão. Então reconhecereis que Eu sou o Senhor, vosso Deus’». Nessa tarde apareceram codornizes, que cobriram o acampamento, e na manhã seguinte havia uma camada de orvalho em volta do acampamento. Quando essa camada de orvalho se evaporou, apareceu à superfície do deserto uma substância granulosa, fina como a geada sobre a terra. Quando a viram, os filhos de Israel perguntaram uns aos outros: «Man-hu?», quer dizer: «Que é isto?», pois não sabiam o que era. Disse-lhes então Moisés: «É o pão que o Senhor vos dá em alimento».
Palavra do Senhor.


LEITURA II Ef 4, 17.20-24

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios

Irmãos: Eis o que vos digo e aconselho em nome do Senhor: Não torneis a proceder como os pagãos, que vivem na futilidade dos seus pensamentos. Não foi assim que aprendestes a conhecer a Cristo, se é que d’Ele ouvistes pregar e sobre Ele fostes instruídos, conforme a verdade que está em Jesus. É necessário abandonar a vida de outrora e pôr de parte o homem velho, corrompido por desejos enganadores. Renovai-vos pela transformação espiritual da vossa inteligência e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus na justiça e santidade verdadeiras.
Palavra do Senhor.


EVANGELHO Jo 6, 24-35

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, quando a multidão viu que nem Jesus nem os seus discípulos estavam à beira do lago, subiram todos para as barcas e foram para Cafarnaum, à procura de Jesus. Ao encontrá-l’O no outro lado do mar, disseram-Lhe: «Mestre, quando chegaste aqui?». Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: vós procurais-Me, não porque vistes milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes saciados. Trabalhai, não tanto pela comida que se perde, mas pelo alimento que dura até à vida eterna e que o Filho do homem vos dará. A Ele é que o Pai, o próprio Deus, marcou com o seu selo». Disseram-Lhe então: «Que devemos nós fazer para praticar as obras de Deus?». Respondeu-lhes Jesus: «A obra de Deus consiste em acreditar n’Aquele que Ele enviou». Disseram-Lhe eles: «Que milagres fazes Tu, para que nós vejamos e acreditemos em Ti? Que obra realizas? No deserto os nossos pais comeram o maná, conforme está escrito: ‘Deu-lhes a comer um pão que veio do Céu’». Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do Céu; meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do Céu. O pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo». Disseram-Lhe eles: «Senhor, dá-nos sempre desse pão». Jesus respondeu-lhes: «Eu sou o pão da vida: quem vem a Mim nunca mais terá fome, quem acredita em Mim nunca mais terá sede».
Palavra da salvação.


ORAÇÃO DOS FIÉIS

Irmãos e irmãs em Cristo:
Nós, que fomos revestidos do homem novo,
peçamos humildemente ao Pai celeste
que nos torne dignos dessa graça,
dizendo (ou: cantando), com fé:

R. Deus omnipotente, vinde em nosso auxílio.
Ou: Ouvi-nos, Senhor.
Ou: Ouvi, Senhor, o vosso povo.

1. Pelos fiéis e pastores de todas as comunidades,
para que se renovem e anunciem Jesus Cristo,
como fonte de luz e santidade,
oremos, irmãos.

2. Pelos que pensam demasiado nos bens do mundo,
para que trabalhem não tanto pela comida que perece,
mas pelo alimento que dura até à vida eterna,
oremos, irmãos.

3. Pelos homens e mulheres que não são respeitados
na sua fé, consciência e liberdade,
para que Deus os livre das mãos dos seus perseguidores,
oremos, irmãos.

4. Pelos cristãos que se uniram em matrimónio,
para que manifestem, no seu modo de viver,
o mistério do amor de Cristo pela Igreja,
oremos, irmãos.

5. Pelos membros da nossa assembleia,
para que os benefícios oferecidos pela bondade de Deus
nos levem a amá-l’O com todo o nosso coração,
oremos, irmãos.

(Outras intenções: lares onde o amor desapareceu; nossos fiéis defuntos ...).

Senhor, nosso Deus,
que ao povo de Israel destes o maná
e, na plenitude dos tempos, enviastes o vosso Filho,
que nos dá o verdadeiro pão do Céu,
saciai a fome e a sede que temos de Vós.
Por Cristo, nosso Senhor.
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes