Leituras dominicais de Ano A- Corpo e Sangue de Cristo


SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO


LEITURA I Deut 8, 2-3.14b-16a 

Leitura do Livro do Deuteronómio
Moisés falou ao povo, dizendo: «Recorda-te de todo o caminho que o Senhor teu Deus te fez percorrer durante quarenta anos no deserto, para te atribular e pôr à prova, a fim de conhecer o íntimo do teu coração e verificar se guardarias ou não os seus mandamentos. Atribulou-te e fez-te passar fome, mas deu-te a comer o maná que não conhecias nem teus pais haviam conhecido, para te fazer compreender que o homem não vive só de pão, mas de toda a palavra que sai da boca do Senhor. Não te esqueças do Senhor teu Deus, que te fez sair da terra do Egipto, da casa de escravidão, e te conduziu através do imenso e temível deserto, entre serpentes venenosas e escorpiões, terreno árido e sem águas. Foi Ele quem, da rocha dura, fez nascer água para ti e, no deserto, te deu a comer o maná, que teus pais não tinham conhecido».
Palavra do Senhor.  




LEITURA II 1 Cor 10, 16-17 

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios
Irmãos: Não é o cálice de bênção que abençoamos a comunhão com o Sangue de Cristo? Não é o pão que partimos a comunhão com o Corpo de Cristo? Visto que há um só pão, nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo, porque participamos do mesmo pão.
Palavra do Senhor.  




EVANGELHO Jo 6, 51-58 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Eu sou o pão vivo descido do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei-de dar é a minha Carne, que Eu darei pela vida do mundo». Os judeus discutiam entre si: «Como pode Ele dar-nos a sua Carne a comer?». Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a Carne do Filho do homem e não beberdes o seu Sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. A minha Carne é verdadeira comida e o meu Sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue permanece em mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como aquele que os vossos pais comeram, e morreram; quem comer deste pão viverá eternamente».
Palavra da salvação.  





ORAÇÃO DOS FIÉIS

1. Pelas Igrejas de todo o mundo,
que celebram o mistério da Eucaristia
em memória de Jesus, como Ele mandou fazer,
oremos.


2. Pelos bispos, presbíteros e diáconos da Igreja,
que distribuem aos fiéis o pão do Céu,
e pelos cristãos que o recebem e dele vivem,
oremos.


3. Pelos povos que não têm os bens de que precisam,
pelas organizações que socorrem os mais pobres
e pelos responsáveis pela economia mundial,
oremos.


4. Por aqueles que receberam a graça de compreender
que o homem não vive só de pão,
mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus,
oremos.


5. Pelos fiéis que se alimentam do pão da vida,
pelas crianças que o recebem a primeira vez
e pelos agonizantes que o comungam como Viático,
oremos
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes