Camiño de Santiago - 2º etapa






2° Etapa  11 Ago 2017

Saída para a etapa às 6 da manhã, um pouco desmotivados, pois além dos 29km previstos ainda teríamos de caminhar 7km de volta até caxarias para retomar o caminho. Mas quando já levávamos cerca de 4km avistamos uma seta do caminho de santiago (amarela) no sentido contrário ao nosso e decidimos parar para tentar perceber o que de estranho se estava a passar. Foi então que percebemos que aquele era o caminho que vinha direto de Lisboa e não passava em Fátima. 

Respiramos de alívio, bebemos um café e fizemo-nos de novo ao caminho, agora inverso ao que havíamos feito até então. 
Chegados à povoação seguinte compramos o almoço e reenchemos os cantis. 
As marcações não nos estavam a agradar muito, até que acabaram mesmo por desaparecer e decidimos utilizar o velho método de "quem tem boca vai a Roma" , que acaba por ser muito engraçado, pois todas as pessoas se esforçam muito por nos indicar o caminho correto. Infelizmente não temos capacidade para absorver toda a descrição e acabamos apenas por acenar que sim e agradecer. Temos vindo a reparar que a maioria dos carros que circulam por estas estradas e caminhos são de matrícula francesa, e que se não fosse esta altura do ano certamente teríamos menos apoio por falta de gente. 

Debaixo dum calor abrasador chegamos a Ansião, mas a jornada não terminaria aí porque tinha previamente contactado a minha única colega de curso, Cristiana, que morava na localidade de Vale do Boi, a cerca de 4km de Ansião para nos facultar um espaço para dormir. Fomos muito bem recebidos e logo à chegada ela tratou de nos apresentar todos os seus animais, que eu e o JP tanto gostamos.



Fazia-se tarde, mas ainda tivemos direito a um banho de luxo, onde também aproveitamos para lavar alguma roupa. Tal não era a surpresa quando fomos brindados com um banquete bem à portuguesa com toda a família da casa e ainda uns tios emigrantes no Luxemburgo da Cristiana que estavam a gozar férias. Entre piadas e risadas nem me lembrei de tirar uma fotografia para a prosperidade, mas certamente nós não nos iremos esquecer de todas as hostilidades. Para rematar a noite fomos até às festas de Ansião "beber um fino" com toda a família e ainda assistimos ao concerto do Tony Carreira. Voltamos a casa e já era 1h da manhã,  de modo que tivemos de alterar a hora de alvorada para as 7.30h. 
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes