Camiño de Santiago - 3º Etapa



3°Etapa 12 Ago 2017

Deixámos o oásis de casa da Cristiana por volta das 8h30 já com o objetivo de chegar a Coimbra, juntando duas etapas mais pequenas, que resultaria em cerca de 39km. Sabíamos logo à partida que seria duro, mas iríamos garantir uma noite confortável e descansada em Coimbra e ainda um dia de descanso, porque tínhamos somado as duas etapas e porque eu tinha lá a minha casa de estudante. 
Caminhámos todo o resto da manhã, parámos apenas para um café e para reencher cantis, pois a etapa era longa e parece que os kilometros da tarde são sempre mais compridos que os da manhã.

Almoçamos no Rabaçal, terra onde eu outrora tinha estado num Encontro Regional de Caminheiros de Coimbra (ERCC), e onde acabámos a dormir uma sesta no campo onde teria pernoitado nessa atividade, pois o calor fazia-se sentir e não valia a pena nos estarmos a sacrificar quando não tínhamos ninguém à nossa espera em Coimbra.

Abandonamos o Rabaçal já seriam umas 15h e ainda com uns bons 25km para percorrer. As paragens a partir daí tornaram-se um pouco mais constantes, derivado do cansaço e das altas temperaturas.

A nossa amiga Daniela Louro tinha vindo a Coimbra ter umas aulas (sim, há quem tenha aulas no verão e ao sábado) e marcou um café conosco. Olhamos para o mapa e decidimos encontrar-nos num tasco em Alcouce. Passámos cerca de uma hora a pôr a conversa em dia.

O céu estava escuro, mas infelizmente não era por o dia estar a terminar. Os incêndios que deflagravam em Miranda do Corvo cobriram toda aquela área de fumo e cinzas. As pessoas daquelas pequenas localidades estavam preocupadas e já não deixavam as televisões e os telemóveis, à espera de melhores informações. Também nos disseram que o caminho que iríamos percorrer não teria qualquer perigo, ainda que muitas vezes tivéssemos visto as frentes de fogo ao longe. Chegámos a Coimbra por volta da meia noite, famintos e super cansados. Fizémos uns ovos mexidos, mas estava tão casado que estava ao fogão sentado numa cadeira. Comemos, tomamos banho e fomos logo dormir. Estávamos cansadíssimos. Fizemos Porto de Mós - Fátima - Coimbra em apenas 3 dias, nada mau para quem carrega 10kg às costas.


Dia de descanso 13 Ago 2017

Dia de descanso é dia sem alvorada. Acordámos por volta das 10h e fomos comprar comida. Preparamos uma churrascada, mas não foi só para nós. O meu pai, que já não via desde a Páscoa,  ía para o Porto passar férias e parou em Coimbra para almoçarmos e bebermos um café juntos.

Depois disso arrumamos a casa, vimos um filme na televisão e fomos às compras prepar alguma comida para o dia de amanhã que terá como destino Anadia.
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes