Leituras dominicais de Ano A- XX Domingo do Tempo Comum


XX DOMINGO DO TEMPO COMUM


LEITURA I Is 56, 1.6-7 

Leitura do Livro de Isaías
Eis o que diz o Senhor: «Respeitai o direito, praticai a justiça, porque a minha salvação está perto e a minha justiça não tardará a manifestar-se. Quanto aos estrangeiros que desejam unir-se ao Senhor para O servirem, para amarem o seu nome e serem seus servos, se guardarem o sábado, sem o profanarem, se forem fiéis à minha aliança, hei-de conduzi-los ao meu santo monte, hei-de enchê-los de alegria na minha casa de oração. Os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceites no meu altar, porque a minha casa será chamada 'casa de oração para todos os povos'».
Palavra do Senhor.  



LEITURA II Rom 11, 13-15.29-32 

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Irmãos: É a vós, os gentios, que eu falo: Enquanto eu for Apóstolo dos gentios, procurarei prestigiar o meu ministério a ver se provoco o ciúme dos homens da minha raça e salvo alguns deles. Porque, se da sua rejeição resultou a reconciliação do mundo, o que será a sua reintegração senão uma ressurreição de entre os mortos? Porque os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis. Vós fostes outrora desobedientes a Deus e agora alcançastes misericórdia, devido à desobediência dos judeus. Assim também eles desobedecem agora, de modo que, devido à misericórdia obtida por vós, também eles agora alcancem misericórdia. Efectivamente, Deus encerrou a todos na desobediência, para usar de misericórdia para com todos.
Palavra do Senhor.  



EVANGELHO Mt 15, 21-28 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Jesus retirou-Se para os lados de Tiro e Sidónia. Então, uma mulher cananeia, vinda daqueles arredores, começou a gritar: «Senhor, Filho de David, tem compaixão de mim. Minha filha está cruelmente atormentada por um demónio». Mas Jesus não lhe respondeu uma palavra. Os discípulos aproximaram-se e pediram-Lhe: «Atende-a, porque ela vem a gritar atrás de nós». Jesus respondeu: «Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel». Mas a mulher veio prostrar-se diante d’Ele, dizendo: «Socorre-me, Senhor». Ele respondeu: «Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos». Mas ela insistiu: «É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos». Então Jesus respondeu-lhe: «Mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas». E, a partir daquele momento, a sua filha ficou curada.
Palavra da salvação.  




ORAÇÃO DOS FIÉIS 

1. Pelo Bispo N. que o Senhor nos concedeu,
pelos presbíteros, diáconos e catequistas,
e por todos os servidores da nossa Diocese,
oremos.


2. Pelos povos da terra e seu desenvolvimento,
pelos estrangeiros que vivem entre nós
e pelos homens desprezados e infelizes,
oremos.


3. Pelos que não têm casa, nem família, nem carinho,
pelos que procuram trabalho e não o encontram
e pelas vítimas das injustiças e maldades,
oremos.


4. Pelas mães que pedem a Deus que as socorra,
por aquelas que perderam toda a esperança,
pelos pobres, pelos órfãos e pelas viúvas,
oremos.


5. Por nós próprios que celebramos a nossa fé,
por aqueles que a perderam ou a abandonaram
e pelos que louvam a Deus com suas obras,
oremos.
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes